
Segurança do Trabalho
Desde o levantamento e controle de riscos até a gestão de documentos e obrigações legais como o eSocial. Atuamos com foco na prevenção de acidentes, redução de custos com afastamentos e garantia de conformidade às normas trabalhistas e previdenciárias.
PGR | Programa de Gerenciamento de Riscos - NR 09
Elabore o PGR da sua empresa para identificar riscos e adotar medidas preventivas.
LTCAT | Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - NR 15
Identifique riscos ambientais e mantenha sua empresa atualizada nas exigências do INSS.
Laudo Técnico de Insalubridade e Periculosidade - NR 15/16
Documento que avalia as condições do ambiente e verifica os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos.
Avaliações Quantitativas de Agentes de Risco - Físicos e Químicos - NR 09
Mensure a exposição efetiva dos seus colaboradores aos agentes de risco.
Análise Ergonômica do Trabalho - NR 17
Avalie as condições de trabalho para assegurar a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Inventário de Produtos Químicos - NR 32
Organize e mapeie todos os produtos químicos utilizados na sua empresa para a gestão de riscos.
Constituição de CIPA e Organização de SIPATs
Empresas com mais de 20 de colaboradores devem realizar anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
E mais
E-Social é um projeto do Governo Federal, que envolve Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS e Caixa Econômica Federal.
O principal objetivo é a consolidação das obrigações dos empregadores em uma única entrega, em um só local. Ou seja, o E-Social unifica e digitaliza o envio de informações referente a todos os trabalhadores de sua empresa. Funciona de forma totalmente online.
Ao acessar o sistema e cadastrar a empresa, é obrigatório enviar de maneira unificada todos os dados dos funcionários. Nós da NEXTCON utilizamos o software SOC para gestão e mensageria relacionadas ao E-SOCIAL.
Gestão completa do E-Social
Gestão do FAP
O FAP - Fator Acidentário de Prevenção é um instrumento jurídico-previdenciário de intervalo variável fechado entre 0,5 a 2,0 a ser multiplicado pela alíquota de 1%, 2% ou 3%, correspondente ao enquadramento da empresa perante a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.
Em resumo, pela metodologia do FAP, as empresas que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais, consequentemente pagam mais. O objetivo é incentivar a melhoria das condições de trabalho e da saúde do trabalhador, estimulando as empresas a implementarem políticas mais efetivas para reduzir a acidentalidade.
PGR | Programa de Gerenciamento de Riscos – NR 09
É um programa obrigatório adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de trabalho e de suas atividades. São considerados riscos ambientais os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
Tem por principal objetivo a prevenção de acidentes, visando proteger a vida dos colaboradores, a propriedade privada e também o meio ambiente.
Contudo, caso acidentes ocorram, o PGR deve contemplar as ações para a minimização dos danos, ou seja, de seus impactos a curto, médio e longo prazos.
Quando existir um ou mais riscos em um ambiente laboral, o processo a ser seguido é, em primeiro lugar, identificá-lo e saber exatamente ao que se trata; segundo, realizar uma avaliação criteriosa para a tomada de atitudes corretas; e por fim, se não for possível eliminá-lo, é necessário realizar o controle desse risco.
Em termos gerais, um PGR visa prevenir, minimizar, monitorar e controlar os riscos, com o propósito de manter todo o sistema em funcionamento, cumprindo todos os requisitos propostos e atendendo às normas de segurança.
LTCAT | Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho
Trata-se de um documento estabelecido e adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS para determinar se o trabalhador possui direito à aposentadoria especial. O documento fornece informações sobre as condições do local de trabalho, reconhecendo a exposição aos agentes nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador.
Todas as empresas devem realizar o LTCAT, sendo fundamental para emissão de documentos para fins de aposentadoria.
Análise Ergonômica do Trabalho – NR 17
A NR 17 estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados aos equipamentos, ao mobiliário e às condições ambientais do posto de trabalho.
A avaliação é realizada inloco por ergonomistas capacitados. Enviamos aos clientes um relatório com análise e sugestões de melhorias para os ambientes, de acordo com a legislação trabalhista e auxiliando na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e ao esforço repetitivo.
Avaliações Quantitativas de Agentes Físicos e Químicos
(Ruído, Calor, Iluminação, Vibração, Poeira Respirável, etc)
Trata-se da fase em que se realiza a medição dos agentes físicos, químicos e biológicos através de dosimetrias de curto ou longo prazo nos ambientes e postos de trabalho.
A avaliação quantitativa deve ser representativa da exposição ocupacional, abrangendo aspectos organizacionais e condições ambientais que envolvam o trabalhador no exercício das suas atividades.
Laudos de Insalubridade e Periculosidade - NR 15 e NR 16
Os Laudos poderão auxiliar a empresa nas defesas de futuras ações trabalhistas. Atesta se a função exercida é periculosa e deverá ser pago ao trabalhador um adicional.
É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT. O documento é necessário para fins de aposentadoria especial e preenchimento correto do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
Inventário de Produtos Químicos
Trata-se do levantamento dos químicos utilizados pela empresa, com análise e relatórios contendo composição química, classificação de perigo GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals), número ONU, propriedades físico-químicas, limites de exposição ocupacional, produtos, etc.
A ABNT NBR 14725 – parte 4 (que diz como elaborar uma FISPQ) é obrigatória para todos os produtos classificados como perigosos e para produtos não classificados como perigosos, mas cujos usos previstos ou recomendados derem origem a riscos a segurança e saúde dos trabalhadores.
PPR – Programa de Proteção Respiratória
É um conjunto de medidas de segurança implementadas para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho.
Em 1994, o programa de prevenção respiratória tornou-se obrigatório através da Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 1994, do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece o regulamento técnico sobre o uso de equipamentos para proteção respiratória. O PPR tem por objetivo principal orientar o seu responsável em relação à elaboração, implementação e administração do Programa, auxiliando-o na seleção utilização e a manutenção corretas dos Equipamentos de Proteção Respiratória.
Organização de SIPATs
A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) conforme o ítem 5.16 alínea “o” e “p”.
O principal objetivo é promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.
Confira outros serviços: